Compreende-se segundo a literatura que o termo design thinking é um modo estratégico de pensar e que possibilita construir soluções criativas com o objetivo de solucionar problemas complexos.
Uma das características do design thinking é trazer o protagonismo para o ser humano, onde o torna o centro de todo o processo, compreendendo seus problemas e construindo soluções inovadoras.
Elementos que sustentam essa afirmativa podem ser encontrados em alguns princípios que regem o “Human Centered Design” como o entendimento de segunda ordem, significados, redes de partes interessadas e interface.
Ter empatia para compreender os fatores que impactam na experiência cotidiana do usuário, como por exemplo (emocional, cognitivo e estético) pode ser pontos valiosos para a identificação, ideação e construção de soluções para os problemas.
Isso permite analisar de forma ampla um problema, ou seja, pensar e aplicar processos inovadores que não estejam necessariamente ligados à origem primária do problema mas que de alguma forma se conectam com ele.
A colaboração é um ponto fundamental no experimento e no processo da elaboração de soluções do design thinking. Uma das técnicas utilizadas no processo é o brainstorming cuja proposta é abastecer a equipe de design thinkers, com o maior número de ideias e sugestões acerca do problema identificado sem limitação ou pré-julgamentos.
A ideia a partir dessa etapa de brainstorming é avaliar, classificar e compartilhar todo o material colhido na etapa de pesquisa com as partes interessadas construir e gerar ideias que possibilitem elaborar uma solução.
Com isso em mãos deve seguir-se para a etapa de prototipação e materialização da ideia para validar as melhores alternativas. Isso também reforça a abordagem experimental do design thinking, cujo os valores de aprendizado estão ligados à liberdade de errar, ajustar de forma rápida em ambientes controlados.
A abordagem por si só do design thinking em ambientes colaborativos pode ser considerado um fator disrruptivo e de engajamento, já que traz uma nova perspectiva de interação e aprendizado.